Biografia








1974 à 1998

Infância, influências e a descoberta do talento "Ana Carolina"

Ana Carolina de Souza nasceu no dia 09 de setembro de 1974 na cidade de Juiz de Fora, Minas Gerais.

Filha única de Dona Aparecida, a virginiana Ana Carolina cresceu influenciada pela música. Seus tios-avós eram instrumentistas, sua avó materna cantava em rádio e seu avô, gostava de cantar músicas sacras. O rádio e a vitrola estavam entre os objetos de maior importância dentro de sua casa.

Neste ambiente dotado de musicalidade, Ana Carolina desenvolveu cedo o interesse pela música. Já compunha canções ainda criança e aos 12 anos de idade ganhou seu primeiro violão, um Tonante de cordas de aço. Autodidata, logo desenvolveu um estilo próprio de tocar, que posteriormente se estendeu para o aprendizado de outros instrumentos como a guitarra, o pandeiro, e mais recentemente o baixo e o piano. Cartola, Nelson Cavaquinho, Geraldo Pereira, Lupicínio Rodrigues, Zechetti Príncipe Pretinho, Tom Jobim, Chico Buarque, João Bosco, Lenine e Marcos Suzano, foram influências constantes na sua vida profissional como cantora, compositora e instrumentista.

Na adolescência, Ana Carolina ingressou na universidade Federal de Juiz de Fora, onde cursou a faculdade de Letras, na busca em desenvolver outra de suas paixões, a leitura. Nesta época, Ana Carolina já cantava em bares de Juiz de fora e arredores e em festas de universidades. Luciana David, uma estudante de comunicação, se encantou ao assistir uma apresentação de Ana Carolina e acabou se tornando sua primeira empresária, levando os shows a um público maior. Ana ganhou projeção na cidade e foi descoberta pela atriz e cantora Zezé Motta, que a dirigiu em seu primeiro grande show na casa de espetáculos Teatro Solar em Juiz de Fora. Ana então começou a ser convidada para participar em shows maiores, como na abertura do concerto da Orquestra Internacional de Ray Conniff, em 1997. Posteriormente, o italiano Máximo Pratesi a convidou para se apresentar em Roma. No Rio, onde assinariam o contrato, Pratesi descobre que Ana era diabética (doença descoberta pela cantora aos 16 anos), desistindo de fechar o negócio. Mas a frustração de não ir para a Itália logo foi recompensada!

Ana que já estava no Rio, se apresentou no Hipódromo UP e no bar Mistura fina, onde caiu nas graças da filha de Vinícius de Moraes, Luciana de Moraes, que encantada com sua voz grave, poderosa e melódica, a procurou perguntando sobre a existência de uma fita demo. Ana entregou a Luciana um CD com músicas de voz e violão e 15 dias depois ela assinava contrato com a gravadora BMG. Ana Carolina então, abandonou o curso de letras no 6º período, e passou a se dedicar inteiramente à carreira de cantora.
1999 e 2000

O Primeiro CD, o Reconhecimento e a grande Promessa da MPB

Em abril de 1999, Ana Carolina lança pela gravadora BMG seu primeiro CD intitulado “Ana Carolina”, registrando composições próprias como “Trancado” e "Armazém", e de outros autores, como "Retrato em branco e preto" (Tom Jobim e Chico Buarque) e "Alguém me disse" (de Evaldo Gouveia e Jair Amorim).

Mas foi a música "Garganta" de autoria de Antônio Villeroy, que estoura nas rádios após a inclusão da mesma na trilha sonora da novela "Andando nas Nuvens" da Rede Globo de televisão. O disco cai nas graças do público e da crítica! Posteriormente, A música "Tô saindo" também entra em mais uma trilha sonora, agora na novela "Vila Madalena".

Neste mesmo ano, AC é chamada para participar do songbook de Chico Buarque, grande ídolo de infância da cantora, interpretando as canções "Mil perdões" e "Eu te amo".

Ainda em 99, a sua primeira turnê nacional tem início com o show intitulado "Ana Carolina".

Em 2000, Ana Carolina também ruma ao reconhecimento internacional participando no show de Jorge Benjor no Bataclan em Paris e no festival de Música Brasileira em Sanahy na França em julho deste ano.

A música "Nada pra mim" entra na trilha sonora de "Malhação" e AC compõe e interpreta a música "Grito Sozinha" para o filme "Condenado à liberdade" de Emiliano Ribeiro.

O álbum "Ana Carolina" é indicado ao Grammy Latino, na categoria brasileira de "Melhor Álbum Pop Contemporâneo" e ganha o disco de ouro pela grande vendagem.

AC é então apontada como "a grande promessa da MPB", comparada com Cássia Eller e Zélia Duncan e recebe a premiação de "Cantora Revelação" no Prêmio Multishow de Música Brasileira 2000.


Voltar




2001 e 2002


Ana, Rita, Joana, Iracema e Carolina – A cantora mais tocada no país

No ano de 2001, Ana Carolina lança o seu segundo CD "Ana, Rita, Joana, Iracema e Carolina", intitulado em homenagem às várias mulheres de Chico Buarque de Holanda. Um CD mais autoral, contendo 11 músicas pessoais, dentro das 15 faixas presentes no disco. Destaque para o "hit" das rádios deste ano, "Quem de nós Dois", a música mais executada no Brasil com mais de 3000 execuções, que rende à cantora um disco de ouro e outro de platina, além de 3 prêmios de melhor cantora (Troféu imprensa, Domingão do Faustão e da Academia Brasileira de letras - Prêmio Austregésilo de Athayde) e melhor música para "Quem de nós dois" (Domingão dos Faustão).

Neste mesmo ano, Ana Carolina participa do CD de outro ídolo "João Bosco na esquina ao vivo" cantando "Mama Palavra" e compõe as músicas "Velas e Ventos" e "Margem de pele" para o filme "Amores Possíveis" de Sandra Werneck.

Seguindo então com a turnê do CD "Ana, Rita, Joana, Iracema e Carolina", Ana se apresenta na França e Portugal, e em 2002, é premiada com o 1º Prêmio Caras de Música pelo voto popular como melhor cantora.

A música "Nada pra mim" entra na trilha do filme "Minha Vida em Suas mãos" e "Quem de nós dois", "Ela é bamba" e "Confesso" entram respectivamente nas trilhas das novelas "Um anjo caiu do Céu", "Filhas da Mãe" (2001) e "Coração de estudante" de 2002.

Voltar






2003 e 2004

Estampado – A consagração do público e mídia

Em 2003, Ana Carolina lança o terceiro disco "Estampado". O encarte do disco, com grafismos de sua autoria, apresenta outra de suas artes a pintura, que posteriormente foi representada também pelos quadros que Ana pintou para cada música do novo CD.

Ana é então convidada para participar do songbook de João Bosco onde canta "Linha de passe". Maria Bethânia e Preta Gil gravam respectivamente nos CD's "Maricotinha" e "Prêt-À Porter" as músicas "Pra Rua me levar" e "Sinais de Fogo" pedidas por encomenda à Ana Carolina.

As músicas "Encostar na tua", "Uma louca tempestade", "Nua" e "Vox Populi" entram nas novelas "Celebridade" (no qual Ana faz uma participação especial no papel dela mesma, cantando em um show), "Senhora do destino", "Como uma onda" e "Seus Olhos".

Nesse mesmo ano, AC lança o "DVD Estampado", dirigido por Monique Gardenberg, contendo o making off da gravação do disco, participações especiais de amigos e parceiros, e um show feito pela cantora no Largo da Carioca (RJ).

A estréia da turnê "Estampado" acontece em Juiz de Fora, sua cidade natal. A turnê é um grande sucesso, e rende à Ana Carolina a premiação de melhor cantora pelo Troféu Imprensa deste ano.

Um ano depois, em 2004, Ana Carolina faz um grande show no Claro Hall (RJ) para um público superior a 9.000 pessoas, que origina o 2º DVD intitulado "Estampado – Um instante que não para". Ana também realiza neste ano uma mini-turnê pelos Estados Unidos, se apresentando em Miami (Teatro TAM), Newark (Palácio Europa) e Boston (Wonderland Ballroom) e em Portugal.


Voltar






2005

Ana & Jorge – O Fênomeno de vendas e de execuções do Brasil

Em 2005, A Som livre lança o "CD Perfil", uma coletânea dos maiores sucessos de Ana Carolina e que recebe os discos de platina, platina duplo e diamante, devido a grande vendagem.

Ana tem as suas composições "Abismo" e "Ultra-leve amor", ambas com Jorge Vercillo, registradas pelo parceiro no CD "Signo de ar" (EMI). A música "Pra rua me levar" entra na trilha sonora da telenovela "América".
AC recebe também um convite de Seu Jorge para uma parceria em duas apresentações no projeto Tom Acústico em São Paulo. Os dois artistas interpretaram no espetáculo sucessos de suas respectivas carreiras, além dos textos de Elisa Lucinda "Só de sacanagem" e "Alfredo é Gisele". O show gravado ao vivo para lançamento do CD e DVD "Ana & Jorge" (Sony BMG) gera o single "É isso aí", versão de Ana Carolina para "Blower's Daughter", sucesso de Damien Rice. Ana & Jorge transforma-se no maior fenômeno de vendas e de execuções de 2005.

Ainda neste ano, Ana Carolina atinge a marca de mais de 1.000.000 de discos vendidos, alcançando a marca de primeiro lugar em vendas e execuções no país. Ana Carolina então é destaque em várias publicações no Brasil.



Voltar





2006 e 2007

Dois Quartos – A grandiosidade e a experimentação

Ana Carolina lança o CD duplo "Dois Quartos" (Sony-BMG), o trabalho mais autoral da cantora, assinando 22 das 24 faixas do disco. No primeiro CD intitulado "Quarto", registra músicas mais radiofônicas, enquanto no segundo intitulado "Quartinho", apresenta músicas mais elaboradas, experimentais e intimistas.

Neste mesmo ano, Maria Bethânia e Mart'nália gravam respectivamente "Eu que não sei quase nada do mar" e "Cabide", encomendadas à Ana Carolina. Luiza Possi também grava a música "Escuta" de Ana que acaba intitulando seu novo disco.

Em agosto de 2006, Ana Carolina é convidada a integrar o corpo de apresentadoras do programa "Saia Justa" no canal GNT, agregando ao programa sua irreverência e autenticidade.

O CD "Ana e Jorge" é indicado ao Grammy Latino de melhor disco de música popular brasileira e Ana Carolina recebe o Prêmio Multishow de Melhor Cantora.

Em 2007, Ana Carolina inicia a turnê do disco "Dois Quartos" no Teatro do Palácio das Artes em Belo Horizonte.

A canção "Rosas", de autoria de Antônio Villeroy, é indicada ao Grammy Latino como melhor música. "Carvão", "Cabide", "Ruas de outono" e "Aqui" entram nas trilhas sonoras das novelas "Paraíso Tropical" e "Desejo Proibido". AC ainda recebe neste ano, o prêmio de melhor cantora pelo canal Multishow.


Voltar





2008 e 2009

Selo Armazém e os 10 anos de carreira – O retrospecto e os encontros


Em abril de 2008, Ana Carolina lança o seu selo "Armazém", promovendo o CD e DVD "Multishow Ao Vivo Ana Carolina Dois Quartos", gravado em novembro no Credicard Hall em São Paulo. A turnê Dois Quartos continua a rodar o país e a cantora recebe os Prêmios Tudo de Bom por Melhor som e Multishow por melhor show.
Posteriormente, Ana grava "Um dia de Domingo" com Celso Fonseca para o CD e DVD "Celso Fonseca o vivo" que entra ainda na trilha da novela "Caras e Bocas" (2009). A cantora também registra a música "Filosofia de Vida" para o documentário "Filosofia de Vida" de Martinho da Vila e "Pra rua me levar" entra na trilha do filme "Divã" de José Alvarenga Júnior.

Em 2009, Ana Carolina completa 10 anos de carreira! E em comemoração a esta data, Ana lança o CD "Nove" (N9ve), um trabalho inusitado, com 9 músicas inéditas, arranjos eletrônicos ousados, e recheado de referências numerológicas e de parcerias internacionais.

Em novembro deste mesmo ano, também é lançado em CD e DVD o projeto Multishow Registro Ana Car9lina + Um, onde Ana Carolina faz uma releitura do CD N9ve e de sucessos antigos em clima de sarau, gravado no sítio Taquara, localizado no Alto da Boa Vista (RJ). Participam desse projeto 12 (doze) convidados especiais, sendo eles: Maria Bethânia, Maria Gadú, Roberta Sá, Luiz Melodia, Antonio Villeroy, Zizi Possi, Gilberto Gil, Chiara Civello, John Legend, Esperanza Spaldin, Angela Ro Ro e Seu Jorge.

A turnê "N9ve" tem início em novembro de 2009 no Credicard Hall em São Paulo. O espetáculo com direção de Bia lessa e um cenário cinematográfico com vários efeitos cênicos, reúne as músicas do CD N9ve e grandes sucessos dos 10 anos de carreira da cantora.


Voltar





2010 e 2011

Turnê N9ve continua sua trajetória

Em 2010 a turnê N9ve continua a rodar o país. "10 minutos", "Resta" e "Mais que a mim" entram nas trilhas sonoras das novelas "Tempos modernos", "Passione" e "Araguaia".

Neste ano Ana Carolina também investe na carreira internacional, apresentando-se pela primeira vez em Angola no continente africano, e fazendo uma turnê na Europa se apresentando em shows na Itália, Portugal, França, Espanha, Suíça e Inglaterra.


Ensaio de Cores – A pintura como expressão e educação

Outra arte da cantora Ana Carolina, a pintura, foi reapresentada ao público em julho de 2010 em São Paulo através do projeto denominado "Ensaio de cores- O Show". O projeto mistura um show em formato acústico e intimista, e uma exposição de telas pintadas pela cantora, postas à venda com parte da renda revertida à Associação de Diabetes Juvenil, instituição social apoiada pela cantora. Apresentando um repertório eclético que contempla sucessos antigos, músicas inéditas e interpretações de outros autores, a banda do show é formada só por mulheres: Délia Fischer (piano), Lanlan (percussão e bateria) e Gretel Paganini (violoncelo).

Ana Carolina é consagrada mais uma vez como a melhor cantora do Prêmio Multishow de Música Brasileira 2010. E em novembro do mesmo ano, a série "Perfil", volta a homenagear Ana Carolina lançando o CD Perfil Ana Carolina vol. 2, uma compilação que reúne em 15 faixas os maiores sucessos da artista entre os anos de 2005 e 2010, incluindo "É isso aí", "Entreolhares", "Rosas", "Tolerância", "Mais que a mim" e "Cabide".

Em 2011, Ana Carolina roda o país com o show de sucessos da turnê N9ve e o projeto "Ensaio de Cores – O Show", levando ao público brasileiro a música marcante que permeia sua vitoriosa carreira.

Voltar